Ele foi selecionado pela NASA para alimentar seus astronautas
Consumido na região do Peru desde o tempo dos incas, o amaranto é um arbusto com flores grandes com duas vezes mais proteínas que o trigo comum. Ele tem uma quantidade maior de proteína de alto valor biológico e também uma grande quantidade de cálcio de ferro e de zinco. Além disso, possui uma quantidade de fibra bastante alta. O amaranto passou a ser estudado a partir dos anos 60 em vários locais no mundo.
Pesquisadores da Faculdade de Nutrição da USP conseguiram comprovar em um estudo feito com hamsters durante dois meses, em 2005, que o amaranto reduz os níveis do colesterol total do sangue, ou seja, a gordura que vai formar placas nas veias e artérias.
O valor nutricional do grão também é comparável ao valor nutricional do leite, tornando-se ideal para crianças e mulheres em fase de gestação e lactação.
Como consumir o amaranto? A semente, quando aquecida, estoura como pipoca e vem sendo utilizada para a criação de barras de cereais, granola e até salgadinhos.
imagem: natural.enternauta.com.br
Equipe Bem Star
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário