São duas suas variedades, de famílias diferentes: a Melissa Officinalis, da família das labiadas: e a Kyllinga Odorata, da família das ciperáceas, também conhecida como capim-cidreira, capim-cheiroso ou jacapé.
Da Melissa ("abelha" em grego) extrai-se uma resina amarga, um óleo essencial e tanino.
Emprego caseiro: a infusão das folhas, que se pode adoçar, é antiespasmódica e excitante, tônico do sistema nervoso e atenuante da histeria. Combate as dores de cabeça e a insônia, a enxaqueca e a falta de apetite, os gases intestinais, prisão de ventre e indigestão.
Da Killinga extrai-se um óleo volátil e aromático que entra no fabrico de perfumes. Em termos medicinais, o capim-cidreira assemelha-se muito a erva cidreira.
Emprego caseiro: sob a forma de chá das folhas, que é delicioso, o capim-cidreira acalma, reduzindo portanto os sintomas da histeria; e também contribui para a cura dos distúrbios das vias urinárias e do sistema digestivo.
fonte:Remédios caseiros - Barbara Graig - 3a ed. pag.36
imagem Melissa Officinalis:en.wikipedia.org
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário