Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 30 de março de 2017

Açafrão

Resumo

Açafrão: Planta medicinal (e especiaria) com efeito antioxidante e anticancerígena, indicado como adjuvante contra certos tipos de câncer ou contra o envelhecimento precoce, muitas vezes usado como um chá.

Nomes
Nome: Açafrão, açafrão-verdadeiro, açafreiro, assafrão, açafrão-espanhol
Nome latim: Crocus sativus
Nome inglês: saffron
Nome francês: Safran, crocus, crocus cultivé
Nome alemão: Safran
Nome italiano: zafferano
Nome espanhol: azafrán

Família: Iridaceae

Componentes: Safranol, crocina (possui efeito contra o câncer) e vitamina B.

Partes utilizadas: Estigmas (flor de açafrão tem três estigmas) e estilos.

Efeitos: Antioxidante, anticancerígena, contra o envelhecimento precoce e afrodisíaco (?).

Indicações: câncer de fígado e dores abdominais

Efeitos secundários: Pode provocar toxicidade (hemorragia cutâneas, uremia, ...) em casos de ingestão muito elevada de açafrão, abortífero (dose elevada). Para demais informações procure o conselho de seu farmacêutico ou médico.

Contra-indicação: Não se conhecem (na dose normal), em nossa opinião. Como medida de precaução, evitar o uso do açafrão durante a gravidez. Procure o conselho de um médico ou farmacêutico.

Interação: Nenhuma conhecida, em nossa opinião. Procure o conselho de um médico ou farmacêutico.

Preparações
- infusão (chá) de açafrão
- tintura de açafrão
-xarope de açafrão

Onde cresce o açafrão?
O açafrão cresce principalmente na Europa, como Espanha e Grécia, incluindo nos Alpes, por exemplo na Suíça, e na Ásia (por exemplo Caxemira). O açafrão é nativo da Ásia Menor.

Quando colher?
Os pistilos de açafrão são geralmente colhidos em agosto-setembro (nos Alpes suíços em outubro-novembro).

Observações interessantes
Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade dos Emirados Árabes, o açafrão possui um papel interessante contra o câncer de fígado. Na verdade, esta planta é age como um quimioterápico leve por inibir a proliferação celular. Use como complementação e sempre depois de uma discussão com o seu médico.

O açafrão é ou era a especiaria mais cara do mundo. É um tempero com sabor extraordinário, frequentemente utilizado na culinária e pode dar uma coloração amarelo-ouro em alguns pratos.

fonte:http://www.criasaude.com.br/N20033/fitoterapia/acafrao.html
imagem:www.entrelegumeseverduras.com.br
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário