Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 24 de março de 2017

Pau ferro – Quais os benefícios dessa planta?

Imagem: Reprodução


De origem brasileira o Pau ferro é uma planta medicinal que recentemente ganhou grande status ao ser comprovada como a grande inimiga das úlceras gástricas. 

Também chamada de Jucá, essa planta é abundante nos estados brasileiros de Minas Gerais, São Paulo, Ceará e Alagoas, contudo não somente nesses dois estados é possível encontrar o Pau ferro no nordeste. 
A casca da planta é utilizada na receita de um xarope usado no combate da asma e da bronquite. Usar as folhas em infusão é útil para tratar de inflamações hepáticas e também da tuberculose, ainda existe outro tipo de infusão que leva raspas da casca da árvore com as folhas da mangueira, esta promete afastar a gripe. Parece ótima, certo? Contudo todos esses benefícios são meros conhecimentos populares, já que carecem de comprovações científicas.

O Pau ferro e as úlceras gástricas
Por conhecimento popular, o caule do Pau ferro era bastante usado nos tratamentos contra as úlceras, entretanto nos últimos anos vem sendo estudadas as folhas da planta, que prometem ter o dobro de eficiência. Esse fato não deve descartar por completo os benefícios do caule, pois ele sozinho já foi bastante eficaz no tratamento do problema. Ainda estão sendo realizados estudos para descobrir o composto ou o grupo de substâncias que são responsáveis pelos benefícios da planta, assim como as análises do Pau ferro para saber se ele tem algum efeito tóxico.

Aproveite os benefícios da planta para tratar de:
Diabetes
Problemas nas amídalas
Cólica intestinal
Diarreia
Gota
Hemorragia
Reumatismo
Sífilis
Tosse
Hemorroidas
Complicações cardíacas
Febre
Afecções nos pulmões
Fraqueza em geral
Etc.

Receita – Chá das folhas do Pau ferro

Ingredientes:
- Folhas trituradas do Pau ferro
- 1 litro de água

Modo de preparo:
Coloque duas colheres de sopa em um litro de água e leve ao fogo, deixando cozinhar por cerca de dez minutos, começando a partir do momento que levantar fervura. Após esse tempo, retire do fogo e deixe em repouso por mais dez minutos, num recipiente tampado. Coe a infusão e ela está pronta para uso. Beba 2 ou 3 xícaras do chá de Pau ferro ao dia.

fonte:http://www.remedio-caseiro.com/pau-ferro-quais-os-beneficios-dessa-planta/
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário