Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 23 de março de 2017

Lentilha, fonte de ácido fólico, magnésio vitamina B1 e outras...

A lentilha é a leguminosa que menos demora para cozinhar, não sendo necessário deixá-la de molho. Pode ser feita juntamente com o arroz integral ou cozida com rodelas de cenoura, acrescentando-se cheiro verde ao final.


A lentilha tem sido usada como alimento pelos humanos desde longa data. Os restos arqueológicos mais antigos datam de 11.000 a.C. na Síria. Porém sua domesticação aconteceu a partir de 5.000 a.C. na região fértil do oeste Asiático . Daí o cultivo se espalhou para o Nilo e Europa Central através do rio Danúbio. A lentilha está associada com o começo da revolução agrícola, que foi iniciada com a domesticação do trigo, cevada, ervilha e linho. A partir da Idade do Bronze , a lentilha junto com o trigo e a cevada aparecerem como as principais culturas da civilização Mediterrânea. Na Índia , seu cultivo aparece 2.500 a.C e no velho mundo a lentilha atingiu sua atual importância a partir de 3.000 a.C. Na América Latina foi trazida junto com os colonizadores. A Ásia é a região de maior produção (58% da área) seguida da região do norte da África. A lentilha é a mais importante cultura em Bangladesh e Nepal, onde faz parte significativa na dieta da população na Índia, Irã, Turquia, Etiópia, China, Marrocos e Paquistão, que são grandes produtores. Na América Latina, Argentina e Chile são os maiores produtores.

Embora existam 5 espécies de lentilhas , apenas uma delas é cultivada. Por ser uma cultura de clima ameno, gosta de períodos de frio e por isso, só pode ser cultivada nos estados do sul do país.

Nos países do Oriente, a lentilha é consumida normalmente com trigo , produzindo um bom complemento protéico , similar ao nosso arroz com feijão . A lentilha é bom alimento para ser consumido pelas pessoas com anemia por perda de ferro (nos casos de sangramento, durante a gravidez e a lactação), pois possui um bom o teor de ferro, sendo maior que os valores de feijão preto, soja e trigo integral. A lentilha pode e deve fazer parte do cardápio de pessoas com problemas de colesterol alto, prisão de ventre e problemas circulatórios. O valor nutritivo desta leguminosa varia de acordo com a região de cultura, chegando a ter 30% de proteínas. A principal proteína é a globulina, de boa qualidade é parecida com a dos feijões e ervilhas. É boa fonte de vitaminas do complexo B: Tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), ácido fólico, inositol, ácido pantotênico e colina. Possui sais minerais, como o magnésio, alumínio, cobre, zinco e arsênico. A lentilha é usada geralmente na forma de sopas, patês, bolos salgados. Também é possível produzir um delicioso hambúrguer conforme ensino no capítulo sobre receitas de leguminosas. A vagem verde é usada como verdura. Pode-se utilizar farinha de lentilha misturada com farinha de outros cereais. Na Índia é comercializada como alimento para doentes. Outro modo de consumir as lentilhas, é na forma de brotos. A germinação aumenta o valor biológico das proteínas, ou seja, elas são melhor aproveitadas pelo corpo. Com o processo de germinação, aumentam também o ferro e as vitaminas do complexo B e aparece a vitamina C que não existe na semente seca. Assim, a lentilha germinada pode ser usada com melhor eficiência pelas pessoas que estão com problemas de anemia pois teriam o ferro e a vitamina C necessários para que o corpo possa melhor absorver o ferro de origem vegetal.



Lentilha Germinada
Depois de ter posto lentilhas verdes de molho, de um dia para outro, supostamente para uma bela sopa…pensei…porque não tentar germina-las para fazer uns belos rebentos para salada?
E assim foi, escoei a primeira água de molho, deixas ficar com apenas humidade, tapei-as com um pano por cima. Fui repetindo todos os dias, passar por água, tapar e …puff! Fizeram-se em rebentos. Percebi que não era assim tão difícil de germinar. Claro a temperatura do local e a qualidade das sementes vai variar a velocidade da germinação, mas nada como experimentar.
O entusiasmo era tanto de ter conseguido, que deixei as crescer….a um ponto que estavam tantas sementes germinadas, com um emaranhado de raízes…
E agora? tinha em minha posse tanta vida verde, que decidi experimentar e planta-las.
Deparei-me rapidamente com um problema, falta de espaço para tanta futura planta. Decidi plantar então algumas, em vasos cá por casa e o resto oferecer.
Primeiro tentei o método de separar com cuidado do emaranho de raízes e dispor uma a uma na terra.
Segundo tentei abrir espaços contínuos paralelos no vaso (desculpem mas meus termos agrónomos não são os melhores), distribuir os rebentos e tapa-los.
Apercebi-me que o primeiro método é muito trabalhoso e nada fácil, além de que a lentilha assim germinada, as raízes são muito frágeis, acabando-se por partirem com facilidade, mesmo que a terra seja fofa, porque tenho que os enterrar com mais profundidade. E uma semana depois os rebentos sozinhos parecem muito frágeis, assim isolados.
Já o segundo método proporcionou poucas dores de costas , estou a brincar, mas sim acaba por ser mais fácil, para quem tem tempo cronometrado, além de dispor-se mais rebentos, a uma profundidade mais estável e mais juntos parecem conseguir desenvolverem-se melhor.
E é verdade, a terra que utilizei foi uma que já tinha em casa de plantações anteriores, com novo húmus misturado, poucochinho, porque pelo que sei, estas plantas vão ajudar a enriquecer o solo para as futuras plantações.
Mas sem duvida para plantar lentilhas ou outras leguminosas, eu acho que é melhor sem duvida por de molho, depois apenas deixar germinar um pouco a semente, tipo quase só a se ver a ponta da raiz e depois terra com ela! Para comer têm um sabor muito forte e pode ser não agradável para paladar de muitos. (Fonte: http://vidaverdevaranda.wordpress.com/2012/01/03/lentilhasgerminadas/)


Lentilha Cozida
Se você desejar consumir esta excelente fonte de proteínas de forma mais ensopada, deixe-a de molho desde a véspera e cozinhe 3 xícaras em 6 xícaras de água ou caldo de legumes. Utilize como tempero, ½ xícara de cebola ou alho poró picados, com a opção de 4 colheres de sopa de gengibre, 4 folhas de louro, 1 colher de sopa rasa de sal e 4 colheres de sopa de óleo. O cozimento da lentilha é muito rápido. Não mais do que 25 minutos. Tenha cuidado, porém, para que não derreta muito. Utilize fogo médio. Refogue a cebola ou o alho poró no óleo até que doure. Após, misture tudo com a lentilha cozida, deixando ferver mais uns 5 minutos. Corrija o sal, caso necessário.

Sirva coberta com tempero verde e enfeitada com fatias de maçã ao redor da travessa. Na próxima receita estarei comentando os porquês da lentilha ser o alimento consumido em viradas de anos !

Lentilha de Ano Novo
A tradição da lentilha em reveillons é centenária. Os antigos acreditavam ser ela uma semente cuja energia estimularia a visão interior e ativaria a vontade. Particularmente acredito nisso, pois, ao contrário, a tradição não teria tanto tempo!

Acompanhada de um festivo arroz à grega, a lentilha pode ser preparada na forma anteriormente descrita. Mas, para outros cardápios, acompanhando o arroz normal, pode ser acrescida do seguinte: 1 xícara de cenoura picada, 1 xícara de cogumelos, 1 xícara de couve flor picada, 1 colher de chá de noz moscada, 1 colher de chá de cominho, 4 colheres de sopa de óleo e mais 1 colher de sopa rasa de sal. Refogue juntos todos os ingredientes até que amoleçam, começando naturalmente pelos mais duros. Após acrescente a lentilha cozida aos poucos, mexendo bem com um garfo. Sirva enfeitada ao redor com fatias de beterraba cozida alternadas com fatias de maçã. Fica um prato muito lindo, que promete um ano novo de maior consciência, amor e saúde!

Lentilha Assada
Utilize a lentilha cozida da primeira receita, levemente escorrida na peneira e acrescida de 2 colheres de sopa de amido de milho diluído em ½ xícara de água. Acrescente 1 colher de sopa de manjerona picada, outras ervas de sua preferência e 1 colher de chá de sal. Leve a mistura a uma forma untada coberta com mais 1 xícara de cebola ou alho poró fritos e asse em forno médio por uns 20 ou 25 minutos. Sirva no tabuleiro, cortada em quadrinhos, coberta com folhas frescas de manjericão trituradas manualmente e azeite de oliva. Uma grande amiga, adora este prato acrescido de óleo de alho. Particularmente gosto de acrescentar shoyu. Veja a infinidade dos gostos humanos!

Hambúrguer de Lentilha
Vamos prepará-lo utilizando 2 xícaras de lentilha cozida, 1 xícara de pão integral triturado, ½ xícara de germe de trigo, ½ xícara de cebola ou alho poró ralados com a opção de 2 colheres de sopa de gengibre, 1 colher de sopa rasa de sal e 3 colheres de sopa de óleo. Comece amassando metade da lentilha com uma garfo, misturando-a, em seguida à metade não amassada. Junte todos os ingredientes, misture muito bem e, com as mãos, faça pequenas bolas que, prensadas, se transformarão nos hambúrgueres que podem ser assados em forma untada, ao forno, pincelados com óleo, na temperatura de 180 graus por volta de 25 minutos ou fritos em óleo quente, acompanhados ao servir, além do opcional molho de tomate, de rabanete, brotos de alfafa e rúcula.

Patê de Lentilha
Serve para passar no pão, rechear tortas frias e pastéis de forno. Utilize 1 xícara de lentilha cozida para ½ xícara de nozes ou castanhas, 4 colheres de sopa de caldo de limão, 1 colher de chá de sal e ¼ de xícara de azeite de oliva. Basta que você bata tudo no liqüidificador e repasse a uma manteigueira ou pote bonito. Pode também ser servido frio às refeições. Nesse caso, enfeite um prato com folhas de alface ou agrião e coloque o patê no meio, salpicado com folhas de salsa trituradas. É um prato de sabor excepcional que você pode incrementar de acordo com sua criatividade.


Por Alexandre Pimentel
fonte citada acima
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário