Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 23 de março de 2017

O Alho e o Colesterol

Alguém perguntou, por aí nos comentários, se o Crataegus “elimina as gorduras das artérias”. Quanto ao Crataegus nunca ouvi falar, mas o alho (aquele condimento vulgar que, de tão vulgar, nem lhe damos importância) sim.


A gordura das artérias, aquela que deve ser eliminada quando em excesso, designa-se Colesterol.

Propriedades do Alho:
- Efeito hipotensor devido a vasodilatação periférica, sobretudo nas pernas, olhos e cérebro. Recomendado para tratar a esclerose cerebral.
- Efeito anti arteromatoso, comprovado em animais.
- Efeito hipo colesterolemiante (tratamento do Colesterol).
- Previne a agregação plaquetária; útil em tromboses e arterioscleroses.
- Efeitos bacteriostáticos (tratamento de inflamações por bactérias).
- Efeitos fungicida (para tratamento de micoses) em dermatofitos (que afetam a pele), leveduras, como Cândida albicans.
- Efeito anti helmíntico suave (Tratamento de parasitas intestinais).
- Efeito expectorante.
- Rubesfaciente e vesicante em uso externo.

Também se usa para combater problemas artríticos, inclusive em forma de tintura, ou noutras formas, para uso externo, e ainda em frieiras e verrugas. Em alguns lugares é usado, igualmente, como preventivo do cancro.

Veja também:

O Alho contém fructosanos (cadeias de moléculas de frutose) em abundância que lhe conferem una clara acção diurética. A sua essência (óleo essencial) contém dissulfuro de alilo proveniente da decomposição da alicina por acção duma enzima, a alizinase. Contém vitamina A, B1, B2, C, uma amina do ácido nicotínico, colina, hormonas, alicetoína I e II, ácido sulfociánico, iodo e vestígios de urânio. Esta complexa composição faz com que o alho tenha uma acção muito diversificada no organismo.

Para tratamento, é necessário utilizar o Alho com a abundância e a frequência adequadas.

Nos casos genéricos e como “remédio caseiro”, a dose média é de, aproximadamente, duas cabeças de alho por dia…
Há quem descasque e corte, miudinho, as duas cabeças de alho, junte mel e coma, à colherada, em jejum…

Mas eu vou sugerir-vos outras “formas galénicas”!

É possível juntar alho, em abundância, à maioria das refeições, de modo a obter a dose recomendada através da alimentação.
A minha sugestão é que, para além das utilizações consagradas: em temperos e em todos os pratos cozinhados, incluindo a sopa, as pessoas aprendam a preparar “acepipes de alho".

Receita:
Corte, fininho, pão de mistura, pão saloio, ou pão integral. Depois corte em pedaços que caibam na tostadeira. Espalhe uma boa quantidade de alho no pão e regue com azeite q.b.. Pode juntar queijo (nas Pizarias usam queijo Mozzarella, mas não é obrigatório) e também pode juntar salsa picada, porque a salsa evita o mau hálito próprio do alho. Faça uma sandes colocando outra fatia de pão sobre esta e coloque na tostadeira o tempo suficiente.
Os que não têm tempo para comprar fresco e preparar o alho e a salsa podem usar os que se compram nos supermercados, na secção de especiarias.
Depois use, a gosto, nas refeições, como “entrada” fazendo as vezes do pão comum, ou como acompanhamento dos pratos, substituindo ou acompanhando as batatas e o arroz.

Outras "receitas" para reduzir o colesterol:
Fazer sumo (suco) de beringela e/ou usar as plantas seguintes, que reduzem o colesterol:
alfafa, amêndoas, aveia, cevada, cebola, cenoura crua, brócolos, espinafre, azeite... (mais o alho) . Com um pouco de imaginação podem-se preparar refeições completas só com produtos para o colesterol. Basta juntar algumas (ou todas) as "plantas indicadas, cozendo rapidamente as que podem ser cozidas e juntando as restantes cruas (alfalfa, cenoura, alho, cebola, azeite, amêndoa).

As propriedades do alho são:
• Melhorar o nosso sistema imunológico para um melhor controle de doenças infecciosas.
• Ajuda a reduzir o colesterol no sangue.
• Reduz a pressão arterial elevada e problemas de circulação.
• Ajuda a eliminar o excesso de gordura corporal.
• Melhora e aumenta o metabolismo, reduzindo assim o excesso de peso.
Para tirar pleno partido destas propriedades é que desenvolveu-se uma bebida, que é a dieta básica de alho.
Para perder um quilo por mes sem fazer nenhum esforço alem de baixar 20 pontos no coleterol total basta cortar no sentido do comprimento(sem partir totalmente) um dente de alho roxo com casca, colocar em um copo dagua e a partir de duas horas tomar a metade da água e novamente encher o copo (repetir o ato de 2 em duas horas, principalmente meia hora antes das refeições). Além de baixar peso ajuda baixar o coleterol total e baixa 2 pontos na pressão arterial, além de hidratar é claro

Receita à base de Alho destinada ao tratamento (remoção) de quistos, varizes, contusões, hematomas e hemorróidas…
Nota: Neste preparado não se devem usar, antes ou depois, quaisquer utensílios metálicos.

Preparação:
Num recipiente não metálico, juntar 14 (catorze) dentes de alho e um decilitro de azeite e colocar em lume brando, até ao alhos evidenciarem estar “cozidos” (mirrados). Os alhos juntam-se inteiros, sem descascar; até para cumprir a recomendação de não usar utensílios metálicos.
Depois de frio, basta aplicar o óleo nas áreas a tratar, uma ou duas vezes ao dia, com leve massagem circular.
A massagem deve fazer-se durante vários minutos.O Tratamento pode ser usado mesmo em quistos não superficiais.
Este preparado também é eficiente para tratar sarna.

Todavia, o alho, quando usado internamente, é:
"Contra-indicado para pessoas com problemas estomacais e de úlceras, inconveniente para recém-nascidos e mães em amamentação e em pessoas com dermatites. Em doses muito elevadas, pode provocar dor de cabeça, de estômago, dos rins e até tonturas".

fonte
imagem: sounatural.com
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário