Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 23 de março de 2017

Maca Peruana; afrodisíaco, estimulante

A Maca Peruana é uma planta da família das crucíferas (Lepidium meyenii Walp. ou Lepidium peruvianum Chacon) que apresenta um tubérculo, à semelhança do nabo e é oriunda tal como o titulo indica dos Andes peruanos. Esta espécie cresce em zonas inóspitas, a mais de 4000 metros de altura, em condições climatéricas severas de extremo calor durante o dia e temperaturas negativas durante a noite. É, aliás, nesta zona, a única planta a desenvolver-se.


Maca Peruana – Beneficios, Propriedades e efeitos colaterais:

De elevado valor nutritivo, durante milhares de anos, serviu de principal alimento aos povos que aí habitavam. A Maca é constituída, em grande parte, por hidratos de carbono, proteínas e fibras. Possui também um conteúdo considerável de lípidos, entre os quais se destacam importantes ácidos gordos essenciais, como o ácido linoleico, o ácido palmítico e o ácido oleico. Contam-se ainda aminoácidos essenciais, vitaminas do complexo B e vitamina C.

No que respeita aos minerais, podemos encontrar na constituição deste tubérculo cálcio, magnésio, fósforo, ferro, iodo entre outros. O valor nutritivo da Maca é de tal forma elevado que, durante a época colonial, era utilizada como moeda de troca no comércio e era até oferecida aos deuses. Porém, durante muito tempo, esta planta foi negligenciada e, apenas nas últimas décadas, devido a inúmeros estudos realizados que comprovaram as suas propriedades, se voltou a dar-lhe a importância que merece, tendo inclusive, a FAO recomendado fortemente o seu cultivo.


Para além dos nutrientes acima descritos, destacam-se ainda na Maca Peruana, entre outros, alguns fitoquímicos, como os alcalóides com características semelhantes aos estrogénios e às prostaglandinas. Este facto torna a Maca uma planta importante no âmbito da regulação das funções sexuais, tanto masculinas, como femininas. Razão pela qual, possivelmente, os indígenas a consideravam como um potente afrodisíaco e a utilizavam, tradicionalmente, para fomentar a fertilidade, tanto nos humanos, como nos animais.
Segundo muitos pesquisadores e, de acordo com os mais recentes estudos, os fitoquímicos presentes neste tubérculo atuam sobre o hipotálamo e as glândulas supra-renais, conferindo-lhes efeitos estimulantes.

Desta forma, a Maca pode constituir uma ajuda preciosa em tratamentos de infertilidade, tanto no homem, como na mulher, de distúrbios do sistema hormonal e em casos de falta de libido. Segundo alguns pesquisadores esta planta poderá ser útil em situações de impotência masculina. No que respeita à saúde da mulher, a Maca poderá ajudar a regular problemas relacionados com o ciclo menstrual, amamentação e na menopausa (afrontamentos, mudanças de humor, etc.).

Colheita na Bolívia
A outros níveis e, devido ao facto desta planta também ser classificada como adaptogênica, pode revelar-se útil nas performances desportivas, ajudar a combater os mais variados estados de stresse e de fadiga, quer física, quer mental. E, ainda, devido ao seu elevado teor nutritivo, a Maca pode ser usada em situações de carências várias como a anemia ou o osteoporose, por exemplo.
Em resumo, este tubérculo é essencialmente um estimulante da atividade física e mental e regulador das funções sexuais do organismo, sendo por isso indicado em estados de debilidade, cansaço, stresse, depressão e disfunções sexuais.
Apesar da suplementação, normalmente apresentada sob a forma de cápsulas de Maca Peruana em pó, não apresentar quaisquer efeitos colaterais secundários ou toxicidade de acordo com os resultados dos estudos efetuados, é sempre prudente aconselhar-se junto do seu médico.
Na minha opinião, a Maca é mais uma dádiva que a Natureza coloca à nossa disposição e, por isso, merece toda a atenção da comunidade científica. Neste sentido, é essencial que se continuem a realizar estudos que comprovem as propriedades desta planta, a que muitos já apelidam de “viagra” natural …

fonte:http://www.fotosantesedepois.com/2011/02/03/maca-peruana/
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário