Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 18 de março de 2017

Orégano: muito além do aroma

Orégano não serve apenas para dar sabor à comida. (Foto: Thinkstock)

Ele passa praticamente despercebido no prato. No entanto, faz um bem danado para a saúde! Bastante utilizado nas culinárias italiana, francesa e grega, o orégano ganhou o mundo. Seu poder aromático realça o sabor dos alimentos, por isso, esse temperinho bom tem muitos fãs aqui no Brasil.

Os especialistas apontam diversos benefícios do orégano para o organismo. Ele é um estimulante para o estômago, especialmente nos casos de perda do apetite, dificuldade de digestão ou gases. Além disso, é ótimo para cólicas. Expectorante, ajuda especialmente nos casos de bronquite ou asma. Suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias também são bastante importantes.

De acordo com Flávia Morais, coordenadora da área de nutrição da rede Mundo Verde, estudos têm mostrado que o orégano possui propriedades antimicrobianas, antifúngicas e antioxidantes, auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce que, quando se instala, traz diversos males. Se você quer usufruir desses benefícios, segundo o nutrólogo Wilmar Accursio, presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Envelhecimento, não há grandes manobras: basta incluí-lo na rotina. "É bom ingerir o orégano ao longo da vida, com frequência, e associando-o a outros vegetais que contenham antioxidantes complementares", aconselha.

O orégano também atua em outras vias. "Ele pode ser coadjuvante no tratamento de disbiose intestinal e de candidíase, além de estimular o sistema imunológico", observa Flávia. Os mais antigos fazem uso do chá de orégano para tratar tosse, dor de cabeça de origem nervosa, irritação e para aliviar enjoo do mar.
Para os diabéticos, uma boa notícia: há estudos que indicam o orégano como um bom alimento para esses pacientes pois contem ácido rosmarínico. "Esse componente tem efeito protetor, auxiliando o organismo a se defender das complicações do excesso de açúcar no sangue que ocorre no diabetes. Ele também protege rins e artérias", diz Accursio.

O orégano pode ser consumido de diversas maneiras. "Na forma de óleo temos maior concentração dos óleos essenciais e dos compostos bioativos", explica Flávia Morais. Dizem por aí que o óleo do orégano é um purificador muito potente que fornece muitos benefícios para a saúde humana. Os dois componentes responsáveis por muitos benefícios do orégano são carvacrol e timol. Pesquisas demonstram que estes dois compostos podem inibir o crescimento de bactérias, vírus e fungos, que é a principal causa de muitas doenças em seres humanos. "Elas são substâncias de ação antioxidante, anti-inflamatória e estimulante da resposta imune, respectivamente", diz a nutricionista.
Pesquisas norte-americanas também apontam o óleo como excelente no tratamento de diversos tipos de cânceres. "O carvacol tem atividade anticâncer via inibição da inflamação celular que induz a doenças degenerativas e câncer. Há provável efeito protetor contra câncer de mama, pele, próstata e intestino grosso", explica Accursio. No entanto, o nutrólogo ressalta que o orégano nunca foi proposto como tratamento: é só mais uma via de estudo e orientação dietética.

Apesar de bastante saudável, o especialista ressalta um ponto negativo em relação ao óleo de orégano: o preço. "Ele é mais caro que o tempero ou extrato de orégano". O que fazem na indústria de alimentos e misturá-lo ao azeite. "O óleo de orégano ajuda a conservar o azeite quando misturado a ele". De acordo com o especialista, quente, o óleo de orégano libera ainda mais as propriedades.
Já quem opta por consumi-lo fresco, in natura, também leva diversas vitaminas e muitos nutrientes. A erva é uma excelente fonte de ferro e manganês e também possui quantidades consideráveis de cálcio, vitamina C, vitamina A, ômega-3, ácidos graxos e fibras.

Há, ainda, a forma mais corriqueira para consumo: a seca. Encontrado facilmente nos supermercados, o orégano seco é muito usado em pizzas. Mas pode ser aproveitado em diversas receitas, assim como o fresco. Muita gente têm o costume de deixar o orégano descansando em óleo de canola ou azeite extra virgem, para que suas propriedades sejam transmitidas ao azeite e melhor absorvidas pelo organismo.
A verdade é que o orégano vai bem com tomate fresco e molhos para saladas. Pode, também, ser usado em omeletes e com vários tipos de queijos. "Combina com carnes, legumes e em preparações com molho de tomate", lista a nutricionista da rede Mundo Verde.

Vamos testar o potencial dessa ervinha poderosa? Abaixo, uma receita fácil e um preparo para ser usado no dia a dia. As sugestões são da nutricionista Flávia Morais:

Sal de ervas
Ingredientes
20g de alecrim desidratado
20g de manjericão desidratado
20g de orégano desidratado
20g de sal marinho

Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador. Armazenar em um recipiente de vidro e utilizar como substituto do sal.

Salada de berinjela ao forno
Ingredientes:
2 berinjelas
1 cebola grande
1 dente de alho
1 folha de louro
1 pimentão amarelo
1 pimentão vermelho
Azeitonas pretas
Orégano a gosto
Azeite, vinagre e sal para temperar.

Modo de preparo:
Corte em tiras as berinjelas e deixe de molho por 30 minutos em água e sal.
Corte a cebola e os pimentões em tiras finas.
Escorra as berinjelas e coloque em uma assadeira junto com a cebola e os pimentões em tiras. Tempere com azeite, sal, vinagre e orégano.
Leve ao forno médio por 40 minutos.
Depois de assados, coloque-os numa vasilha e regue-os com mais um pouco de azeite e decore com as azeitonas pretas.

fonte:http://br.mulher.yahoo.com/gano-muito-al-m-aroma-190900554.html
Por Carolina Mouta | Yahoo! Contributor Network
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário