Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 24 de março de 2017

A vez da batata doce

(Foto: iStock)

Fonte de carboidratos complexos, vitaminas A e do complexo B, potássio, fósforo, cálcio e fibras e ainda fornece um bocado de energia para o corpo. Estamos falando da batata doce. Surpreso?

Em comparação com a batata inglesa, a batata doce é mais calórica, possui mais carboidratos e quase cinco vezes mais a quantidade de cálcio, além de ter mais que o dobro das fibras e um índice alto de vitamina A. A vitamina A é indispensável à visão, a vitamina C é antioxidante, auxilia o crescimento e evita infecções. As vitaminas B1 e B5 evitam problemas de pele e ajudam na regularização do sistema nervoso e do aparelho digestivo. Os minerais, por sua vez, contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue e as fibras dão uma mãozinha no bom funcionamento do intestino.

Além disso, a batata doce vem sendo citada como um excelente alimento para quem pratica exercícios. Isso porque, conforme explica a nutricionista Juliana Saldanha, como fonte de carboidratos ela fornece energia suficiente para garantir a disposição necessária. "Além disso, a batata doce apresenta um baixo índice glicêmico, o que garante que essa energia seja liberada aos poucos para o organismo, mantendo o corpo bem disposto por mais tempo", explica.

O nutricionista Gabriel Cairo Nunes, da Clínica Healthme Gerenciamento de Peso, esclarece que o índice glicêmico (IG) é a velocidade em que a glicemia aumenta no sangue, ou seja, quanto maior o IG de um alimento, mais rápido ele é absorvido e transformado na forma de glicose, elevando a glicemia. "Em qualquer hora do dia, quanto menor o IG do alimento, mais lentamente ele será absorvido e menos picos de glicemia teremos no organismo. Então, alimentos com baixo IG são excelentes para serem consumidos no pré-treino", avalia. Pode não parecer, mas o alimento também é excelente para aqueles que estão em plena dieta de emagrecimento. "Como a batata doce é rica fonte de fibras, ela garante mais saciedade após as refeições contribuindo para a manutenção de uma dieta controlada em calorias", ressalta Juliana.

Apesar do doce no nome, esse tipo de batata pode ser consumido por diabéticos. "Como todo tipo de carboidrato, deve ser ingerida com atenção. No entanto, como ela apresenta um baixo índice glicêmico, não eleva muito rapidamente a glicose no sangue. O importante é sempre manter o controle da quantidade ingerida e do momento da ingestão para não prejudicar o controle da glicemia", observa Juliana. Para isso, é fundamental que este tipo de paciente tenha acompanhamento. "A ingestão da batata doce deve estar de acordo com a prescrição de um nutricionista. Recomendo que pessoas que possuem glicemia sempre procurem seu medico ou nutricionista para que esse alimento entre na dieta na quantidade correta e que nunca seja ingerido sozinho", alerta Gabriel.

Para que os benefícios do alimento sejam bem aproveitados, os especialistas dão o caminho. "Em dietas normais, a batata doce pode ser consumida três vezes por semana. Praticantes de exercícios podem consumi-la diariamente, de preferência antes dos treinos", avalia Juliana. Gabriel completa: "Se for em momento de ganho de massa magra ou "in off", a batata deve ser consumida nos dois lanches entre as refeições, junto com uma proteína animal como peixe ou frango. Se for para perda de peso, nas duas principais refeições, substituindo pelo arroz ou macarrão", observa.

Gabriel ensina uma maneira rápida de preparar a batata doce. "Ela deve ser picada em fatias finas e depois colocada no forno microondas de três a cinco minutos, dependendo da espessura da batata". Já para Juliana, a melhor forma de ingerir o alimento é assando ou cozinhando, sempre com a casca para manter os nutrientes. E são várias as sugestões: purê, sopas, saladas... "Deve-se sempre evitar a fritura. Uma receita bem legal para usá-la como acompanhamento em uma refeição é associá-la com ricota", ensina. Quer aprender essa? Veja:

Batata doce com ricota
(Rende seis porções)
Ingredientes:
3 batatas doces médias
3 tomates sem casca e sem sementes cortados em cubinhos
200g de ricota
2 colheres de sopa de salsinha picada
4 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal a gosto
Modo de fazer:
Cozinhe as batatas doces inteiras e com casca em água fervente por cerca de 40 minutos ou até que fiquem macias.
Descasque-as e corte-as em rodelas de aproximadamente 1 cm de espessura.
Distribua as rodelas em um refratário ligeiramente untado com azeite.
Coloque um pouco de tomate sobre cada uma das rodelas.
Salpique a salsinha e um pouco de sal sobre elas.
Regue com o azeite que restar e finalmente coloque a ricota por cima.
Leve ao forno médio por cerca de 15 minutos, ou até aquecer bem.
Leve à mesa em seguida como acompanhamento de carnes ou como entrada.

fonte:http://br.mulher.yahoo.com/vez-da-batata-doce-122200337.html
Por Carolina Mouta
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário