Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 24 de março de 2017

Feijão Azuki

O feijão azuki, originário do Japão, é uma leguminosa selvagem, pequena e vermelha. Ele agrada e chama a atenção pela beleza! Sua introdução na Europa se deu após o século XX, depois de ter sido levado pelos emigrantes japoneses para o Brasil. É um grão muito divulgado pela escola macrobiótica, de grande valor nutricional, pois é rico em proteínas, fósforo, cálcio, ferro, potássio, zinco, fibras solúveis e vitaminas do complexo B. Além das propriedades diuréticas, este feijão fermenta menos do que os outros, auxilia na formação óssea, fortifica e regenera rins cansados, sendo indicado para disfunções renais, hipertensão e diabetes. Na forma germinada é um primor em propriedades nutracêuticas! O azuki é alimento especialíssimo para o público diabético.


Os japoneses utilizam o azuki na preparação de doces com sabor suave. Na alimentação vegetariana é o ingrediente principal de feijoadas, por ser leve e saudável. No capítulo sobre preparos de leguminosas apresento ótimas receitas com o azuki que também é usado na preparação de sopas e saladas. O consumo de arroz integral com feijão azuki fornece ao organismo uma combinação protéica completa em aminoácidos.

Antes do preparo, este feijão dispensa o ato de ser deixado de molho e cozinha rapidamente. Na única vez que o deixei de molho ele perdeu a cor e o sabor! Devemos cozinhá-lo, preferencialmente na panela de pressão, por média de 25 ou 30 minutos, somente com temperos, sem sal. O sal e o óleo devem ser adicionados após o cozimento.

Com este alimento também se pode preparar uma infusão particularmente indicada para fortalecer os rins, a bexiga e os órgãos reprodutores; ajudando ainda a lidar com casos de obstipação e a eliminar o excesso de produtos animais. Para preparar esta bebida deve-se colocar um quilo de azuki num tacho, juntamente com uma tira de alga kombu e adicionar quatro litros de água. Depois de levantar fervura, baixe a chama para o mínimo e deixe o líquido borbulhar durante cerca de meia hora. No final, coe e beba quente. Se desejar, após ter coado adicione meio quilo de nabo ou rabanete ralados e obeterá uma variante desta infusão indicada para dissolver cálculos renais.

Atualmente, o feijão azuki é um produto relativamente fácil de encontrar em lojas de produtos naturais e até em alguns hipermercados. Importante sempre o procurarmos na forma orgânica. Veja no capítulo de alimentação viva como produzir brotos super nutritivos a partir do azuki.

Feijão Azuki Germinado

Um alimento é sempre melhor na forma germinada, desde que utilizado corretamente. No caso do feijão azuki é preciso, antes de consumir o broto, dar o famoso susto, ou seja, passá-lo rapidamente ao fogo para quebrar algumas toxinas. Todos os principais segredos de preparos de brotos e germinações estão em minha página de alimentação viva!

A Melhor das Leguminosas

Depois de muitos anos cozinhando, degustando e pesquisando sobre alimentos, aprendi que o feijão azuki, acredito também o feijão arroz, é a melhor de todas as leguminosas. Seu cozimento é muito rápido e praticamente não fermenta quando ingerido. A ele são atribuídas várias propriedades terapêuticas. Cada grão de azuki é uma cápsula de equilíbrio. Vamos prepará-lo juntos ?

Particularmente abro exceção para o azuki e não o deixo de molho. Mesmo assim ele cozinha em 20 minutos na panela de pressão, ficando muito saboroso quando preparado com bardana: 2 e ½ xícaras de feijão azuki, 1 xícara de bardana bem picada, ½ xícara de cebola picada que pode ser substituída por 4 colheres de sopa de alho ou gengibre raladas, ½ xícara de pimentão vermelho triturado, 2 colheres de sopa de semente de coentro moída, 3 colheres de sopa de óleo e 1 colher de sopa rasa de sal. Para preparar é uma barbada: Cozinhe o azuki com a bardana durante uns 20 minutos após a fervura. Caso você tenha deixado o feijão de molho, utilize a mesma água. Após, em outra panela, refogue no óleo todos os temperos até que dourem e acrescente o feijão cozido, deixando por mais uns 10 minutos, sempre mexendo com colher de pau.

Baião de Dois com Feijão Azuki

Nas receitas de leguminosas ensino o bom preparo dos feijões azuki e preto, inclusive na versões “feijoada”.

Vamos utilizar 2 xícaras de arroz integral para 1 xícara de feijão azuki, ½ cebola picada ou a mesma quantidade de alho poro, o que também pode ser substituído por 1 colher de sopa de gengibre ralado, 2 colheres de sopa de óleo, 1 colher de sopa rasa de sal marinho, 3 e ½ xícaras de água quente, junte também ½ pimentão bem picado, ½ colher de chá de cominho e 2 folhas de louro.

Comece misturando o arroz com o feijão ainda secos e lave bem a mistura. Agora leve à panela de pressão e deixe a mistura tostar durante 2 minutos. Perfeito! Acrescente o sal, o cominho e o louro, feche a panela e deixe cozinhar. Normalmente o tempo de cozimento é de 25 minutos ou menor se o arroz tiver ficado de molho por 8 horas. Lembro que é desnecessário deixar o feijão azuki de molho.

Em outra panela, aqueça o óleo e refogue a cebola (poró ou gengibre) e o pimentão com uma leve pitada de sal marinho até que doure.Após tudo pronto, misture bem utilizando um garfo e estará pronto um baião de dois espetacular que serve para dias de rotina ou para belas festas. Não tendo acesso a feijão azuki, esta receita fica perfeita também com lentilha ou ervilhas em grão.

Feijoada Vegetariana com Feijão Azuki

Sempre que ouço a expressão “unir o útil ao agradável”, lembro da feijoada vegetariana com feijão azuki! É uma verdadeira farmácia de saúde, principalmente porque utilizamos os mais nobres ingredientes. Comece com 4 xícaras de feijão azuki cozido, pode ser o da receita anterior. Após, separe os seguintes ingredientes: 2 xícaras de água, 2 xícaras de abóbora Cabotia picada, 1 xícara de inhame picado, 1/2 xícara de cenoura picada, ½ xícara de couve flor picada, 2 folhas de louro, ½ xícara de tofu picado, ½ pimentão picado
1 xícara de proteína de soja graúda hidratada e escorrida, 10 centímetros de alga marinha kombu, cortada em fatias finas, 2 colheres de sopa rasas de sal marinho, 1 colher de sopa de óleo de oliva. Refogue todos os ingredientes em uma panela separada por 15 ou 20 minutos. Após, misture-os muito bem com o feijão azuki, deixando cozinhar por mais uns 10 minutos e estará pronta uma obra de arte que agradará a todos os gostos. Para quem não tem restrições, existe a opção de 6 aplicar colheres de queijo provolone ao produto final.

Por Alexandre Pimentel
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário