Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 9 de março de 2017

Capuchinha para bronquite e problemas respiratórios

Resumo
Capuchinha: planta medicinal com efeito antibiótico e antitussígeno, indicada principalmente para tratar a tosse e resfriados. Suas folhas ricas em vitamina C também são utilizadas contra o escorbuto. Encontrada geralmente como chá ou decocção.
Nomes
Nome: Capuchinha, capucina, chagas, cinco-chagas, capuchina-de-flores-grandes, flor-de-chagas, agrião-do-méxico, agrião-grande-do-peru, sapatinho-do-diabo.

Nome latim: Tropaeolum majus
Nome inglês: garden nasturtium
Nome francês: Capucine, cresson du Pérou, grande capucine
Nome alemão: Große Kapuzinerkresse
Nome italiano: nasturzio
Nome espanhol: Capuchina
Família
Tropaeolaceae

Componentes
Flavonóides, glucotropaeolina (após hidrólise libera o isotiocianeto de benzila), vitamina C (especialmente as folhas) e sais minerais (ferro, cálcio, iodo, potássio, enxofre), ácidos graxos, glicosídeos sulfurados, carotenoides.

Partes utilizadas
Flores, folhas, sementes.
Efeitos
Antisséptico, antibiótico, diurético, antitussígeno e expectorante.

Indicações
Uso interno (ex.chá ou decocção)
- Tosse

- Bronquite

- Problemas respiratórios

- Gripe

- Resfriados

- Escorbuto (provocado pela deficiência de vitamina C)

Uso externo (ex.decocção)
- Problemas bucais

Uso cosmético (loção)
- Para o cuidado do cabelo
Efeitos secundários
Nenhum conhecido (em nossa opinião).
Contra-indicação
Nenhuma conhecida (em nossa opinião).
Interação
Nenhuma conhecida (em nossa opinião).

Preparações

- Infusão

- Tintura

- Decocção

- Loção para cabelo

- Salada de folhas ou flores (as folhas são especialmente ricas em vitamina C, no entanto possuem um sabor especial parecido com agrião)

Onde cresce a capuchinha?
A capuchinha é basicamente uma planta nativa dos Andes na América do Sul em países quentes desta região (da Bolívia para a Colômbia). A capuchinha cresce hoje em muitas outras partes do mundo que a América do Sul como a Europa, América do Norte, Ásia.

Quando colher a capuchinha?
De uma maneira geral, na América Latina podemos colher flores e folhas de capuchinha o ano todo (clima tropical ou subtropical), mas deve-se esperar a planta ter uma quantidade considerável de folhas e flores. Em outras partes do mundo, como na Europa, a planta deve ser colhida na primavera ou verão.

Observações interessantes
Devido ao elevado número de plantas para tratar a tosse (leia: remédio natural tosse) talvez esta não seja a planta medicinal mais eficaz para esta indicação (Criasaude prefere: tomilho, alho, pulmonária, etc), mas têm se mostrado um bom complemento e também ajuda a tratar e prevenir resfriados através de seu efeito antibiótico e suas folhas ricas em vitamina C.
Na primavera e no verão, não hesite em plantar capuchinha no jardim ou na sua varanda e colocar um pouco de capuchinha em sua salada, porque as folhas são ricas em vitamina C e são, portanto, muito interessante nutricionalmente.

fonte:http://www.criasaude.com.br/N14481/fitoterapia/capuchinha.html
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário